28 de julho de 2011

Hoje comemora-se o Dia Nacional da Conservação da Natureza


O Dia Nacional da Conservação da Natureza propõe a reflexão sobre a relevância dos valores naturais na sociedade e a importância da sua protecção.


A Natureza presta-nos inúmeros serviços diariamente, alguns dos quais tão subtis que acabamos por nos esquecer da sua importância. Os “serviços da Natureza” ou “serviços dos ecossistemas” vão desde o fornecimento de alimentos, medicamentos, água doce e oxigénio, serviços de regulação do clima, solos e ciclo de nutrientes. Proporcionam-nos espaços de lazer, recreativos, culturais, espirituais e as belas paisagens naturais que nos envolvem.
A data coincide com a criação, em 1948, da primeira organização não-governamental portuguesa, a Liga para a Protecção da Natureza, que marcou o envolvimento da sociedade civil na protecção do ambiente. Desde então, o movimento ambientalista tem vindo a crescer, verificando-se hoje uma multiplicidade de ONGA no nosso país que contribuem de forma significativa para a preservação do património natural nacional.
Durante o dia de hoje, Assunção Cristas, ministra da agricultura, do mar, do ambiente e do ordenamento do território, terá a primeira reunião com organizações não-governamentais portuguesas, no Parque Natural da Arrábida. Segundo a Quercus, uma das ONGA que irá reunir, este encontro terá como objectivo “conhecer as principais prioridades da nova equipa ministerial ao longo do seu mandato” e manifestar a sua posição sobre vários dossiers ambientais.

2 comentários:

  1. O Ambiente entregue à Cristas?!
    Defensora do empresariado poluente?!
    Façam-me cócegas!!!

    ResponderEliminar
  2. Pois...não conheço o histórico da senhora...

    ResponderEliminar