29 de julho de 2011

Mixomatose

É uma das doenças mais graves que atacam os coelhos, ocasionando grande mortandade no plantel, e propagando-se rapidamente entre os animais sãos. Os animais, quando atacados pela mixomatose, apresentam os seguintes sintomas:
no início da doença aparece um corrimento nasal que vai aumentando, chegando às vezes a dificultar a respiração do animal.
Em seguida apresenta os olhos congestionados e inflamados, com grande secreção purulenta. Logo aparecem pequenos tumores na base da orelha, nariz e lábios, que vão se estendendo por toda a cabeça, a qual se apresenta muito inchada.
Após os primeiros sintomas, estes tumores espalham-se por todo o corpo, principalmente no ânus e órgãos genitais, onde são encontrados em grande número. Estes tumores, quando abertos, deixam sair um líquido mucoso de cor rosa. O animal apresenta uma febre ligeira, emagrece e morre geralmente entre 4 a 8 dias, após o aparecimento dos primeiros sintomas. É a mixomatose muito contagiosa, e sua transmissão é feita pelos mosquitos e pulgas


Este exemplar foi fotografado entre Amareleja e Santo Amador, na zona dos Parradinhos.



http://www.hospvetprincipal.pt/coelhos.htm

3 comentários:

  1. ola. estive por aqui. muito interessante. apareça por la. abraços.

    ResponderEliminar
  2. Será que isto também ataca o Governo?!
    Se sim... deixava de ser praga...
    Não concordas?!

    ResponderEliminar
  3. humm...acho que só ataca os desgraçados dos coelhos...a classe politica está imune.

    ResponderEliminar