3 de maio de 2011

Dia Internacional do SOL

No dia 3 de Maio comemora-se o Dia Internacional do Sol com o objetivo de prestigiar a nossa principal fonte de vida, sendo a luz e o calor transmitidos pelo Sol fundamentais para a vida na Terra.
Pôr do SOL da "Terra do sol"

O Sol é a estrela central do Sistema Solar e a luz e calor que emite é a principal fonte de energia da Terra. Esta energia do Sol que penetra na Terra na forma de luz solar é armazenada em glicose por organismos vivos através da fotossíntese, processo do qual, directa ou indirectamente, dependem todos os seres vivos que habitam nosso planeta. Podemos então afirmar que sem o Sol não existia vida na Terra

A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilómetros, ou 1 unidade astronómica (UA). A luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. A energia do Sol também é responsável pelos fenómenos meteorológicos e o clima na Terra. A distância entre a Terra e o Sol é por isso um factor fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com excepção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra.

2 comentários:

  1. Hi, Jay Leno :-)
    Oh, homem, tu com estas fotografias, se concorreres, habilitas-te a ganhar um prémio!
    Muitos parabéns pelas tuas fotografias!

    Cumprimentos já sabes de quem...

    ResponderEliminar