19 de junho de 2017

"Partilhemos a prevenção em vez da desgraça alheia"

O video de  uma senhora aflita aos gritos ou a Judite Gyps fulvus armada em Jake Gyllenhaal no filme "The nightcrawler" tem milhares de visualizações e partilhas, quando é um velho barbudo ou uma gaja com ar de hippie a alertar e prever as consequenciais da plantação de eucalipto, quase toda a gente ignora dizendo que estão charrados! 
Agora, em relação ao fogo, alguns dos  factores propícios à sua propagação,  não há como controla-los.
     - As trovoadas - O vento -Os incendiários - A temperatura - A humidade (ou a falta dela).

É a Mãe natureza em toda a sua fúria. Infelizmente e felizmente "só" se manifesta de maneira mais violenta no nosso país  sob a forma de fogos e cheias. Ok! o grande  terramoto de 1755 e o outro que tem sido anunciado.

Alguns, podem ser previstos. Controlados é que não. O que pode sim, ser feito é minimizar os seus impactes. Como?? P R E V E N Ç Ã O!!! É a palavra chave a partir da qual podemos ter outras tantas, tais como: Limpar - Cortar - Desobstruir - Plantar - Abater - Rentabilizar - Informar - Educar - Etc Etc.

O local em questão precisa de atenção e não é de agora. Existe um plano de gestão florestal, que por sinal  até está  muito bem elaborado. Posto em pratica seria de valor, só que ainda está no palelinho. E sim! Li-o todo, todo! 


Hoje à tarde, Estrada Nacional 386.


Sem comentários:

Enviar um comentário