16 de abril de 2015

Kayakweru foi ENVENENADA! Triste realidade.

 http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2015-04-16-Lince-iberico-encontrado-morto-foi-envenenado


"O veneno é utilizado com a intenção de matar animais considerados como prejudiciais para distintas actividades, nomeadamente a caça, criação de gado e agricultura, mas também na colombicultura ou na apicultura. Também é utilizado para eliminar cães e gatos vadios, ou em alguns casos como vingança pessoal.
O método de envenenamento mais utilizado são os iscos envenenados. Trata-se de um método massivo, não selectivo e cruel, que afecta muitas espécies às quais não está inicialmente dirigido (nomeadamente espécies ameaçadas, principalmente espécies carnívoras e necrófagas, e animais domésticos).
O uso ilegal de venenos para matar animais é uma prática frequente em Portugal e há uma sensação generalizada de impunidade que é encorajadora para quem persiste em praticar este crime. Esta situação só poderá ser alterada com uma mobilização social forte e um dos passos mais importantes da acção contra este problema é a denúncia de todos os casos.
Perante uma situação de envenenamento, devem ser seguidos os Protocolos de Actuação correctos, mas para além disso, o Programa Antídoto - Portugal apela para seja feita SEMPRE uma queixa junto das autoridades locais (posto da GNR mais próximo) para que todos os processos possam ser accionados.
Para além dos procedimentos legais correctos, é importantíssimo que o Programa Antídoto - Portugal tenha conhecimento de todos os casos de envenenamento. Só com todas essas informações completas e detalhadas é possível conhecer o problema e o seu verdadeiro impacte. Contacte-nos SEMPRE!
Só com a colaboração de todos é que o Programa Antídoto - Portugal poderá concretizar os seus objectivos e exercer uma acção eficaz contra o envenenamento ilegal de fauna.
COLABORE NA LUTA CONTRA O VENENO!"

 https://www.facebook.com/CERASCB?fref=ts

Sem comentários:

Enviar um comentário