25 de março de 2013

Iniciativa "Vamos limpar o Baldio"

Decorreu este fim-de-semana mais uma vez a iniciativa "Vamos limpar o Baldio" é de louvar tal iniciativa bem como todos os meios envolvidos etc etc, mas há vários pontos e objectivos que deveriam ser ajustados ou mesmo alterados. Primeiro que tudo, e acho que toda a gente tem consciência que o Baldio está praticamente limpo,  isto se compararmos com o estado em que se encontrava há uns anos atrás,  salvo erro nos anos de 2004/2005, aí sim havia lixo às toneladas, foi junto, ensacado e carregado por vários grupos de jovens Amarelejenses, fizeram-no de forma "voluntária" mas remunerada (170€ por quinzena). Depois desse ano  a iniciativa voltou  repetir-se, mas com objectivos diferentes, mais virados para a vigilância e sensibilização ambiental.

A iniciativa "Vamos limpar o Baldio" fez todo o sentido nos primeiros anos, tanto que o resultado ficou à vista, aderência total das varias faixas etárias da população, todas as entidades e associações da vila se fizeram representar,  resultado disso foi a grande quantidade de lixo recolhido. O ano passado e este ano então, foi tudo bastante diferente, mas adiante adiante... sempre disse que se deveriam aproveitar os meios disponíveis no dia da iniciativa,  em vez de se andar a passear pelo Baldio, deveria-se estar a recolher lixo propriamente dito e não garrafas e papeis na berma da estrada jogadas pelas janelas dos carros conduzidos por porquinhos de duas patas, depois  e como sempre ficam zonas onde ninguém passa e que valia bem mais a pena limpar, não que haja zonas mais importantes, mas sim porque a quantidade de lixo é bem maior. A solução era bem simples, e quem anda pelo baldio sabe disso, bastava alguém uns dias antes dar uma volta por todos os caminhos e assinalar num mapa todos os locais onde havia uma  quantidade considerável de lixo para recolher, era simples e eficaz.

Em relação aos objectivos serem alterados/ ajustados, na minha opinião (que vale o que vale) esta iniciativa terá que ser mais virada para a sensibilização da população, especialmente os mais novos, dar-lhes a conhecer o que é e o que foi o Baldio, mostrar-lhes  o que lá existe e todo o tipo de potencialidades que o Baldio nos oferece.  O Baldio precisa bem mais de outras coisas do que ser limpo, alias, sim, precisa de ser limpo, mas de outra forma, o que precisa mesmo de ser limpo são as árvores mais propriamente os pinheiros, porque os eucaliptos são limpos pelo pessoal das lareiras (em relação a esta pratica não sou contra, só acho que deveria existir bom senso da parte dos lenhadores), há árvores que estão num estado lastimável, os mais novos nunca viram uma moto-serra e estão totalmente serrados sem tronco definido, os mais velhos estão todos  secos por baixo, ficam árvores feias de aspecto descuidado, tornado-se assim um excelente material combustível. Se prestarem alguma atenção por todo o lado há pequenos Chaparros/ Azinheiras, muitos deles com os crescimento atrofiado devido ao ensombramento dos pinheiros ou das podas constantes feitas pelos pastores para completar a dieta das suas cabeças de gado. Estas pequenas árvores precisam de alguém ou algo que as proteja, uma rede em volta, pinheiros circundantes severamente podados  ou mesmo abatidos e alguém que sensibilize a população da sua importância, pois a Azinheira  (Quercus rotundifolia) faz parte das espécies autóctones, valoriza qualquer habitat, estrangula grandes quantidades de CO2,  é mais resistente à seca e aos incêndios de entre outras vantagem, mas isto como é óbvio só a longo prazo os resultados serão visíveis.

Por isso, sim vamos dar continuidade a este tipo de iniciativas, mas com objectivos bem definidos e bem estruturados, preservar o Baldio é o principal, ele não existe só nas segundas-feiras de Páscoa, por isso há que valoriza-lo todos os dias, existem dezenas de possibilidades por onde seguir, principalmente as de carácter lúdico, ambiental e ecológico, não sei do que estão à espera.



Para quem não sabe, esta é a 4ª albufeira do Baldio, localiza-se do lado direito da estrada para Barrancos, sim, porque esses terrenos também fazem parte do Baldio -_-

Sem comentários:

Enviar um comentário