30 de setembro de 2012

Dura Praxis, Sed Praxis

Só é praxado quem quer!
É uma opção,  ser ou não ser!?
Ser! 
Fui praxado e não me caiu um braço, compreendo que o nível de tolerância é diferente de pessoa  para pessoa, cabe a cada pessoa que praxa ou está a ser praxada ter noção do que está a fazer e do que se propõem a fazer, há que ter em mente o que ultrapassa os limites da dignidade e da tolerância. Os incidentes  sucedem-se ano após anos, de certo que alguns resultam de abusos bastante graves, outros são  infelizes casos que acontecem durante a praxe e que poderiam acontecer em qualquer outro local, mas é mais fácil relacionar logo com a praxe. 
" Há aqui algum bicho com problemas de saúde que não possa pular, rastejar etc?"  as vezes que eu e os meus colegas ouvimos isto!
Se não tivesse sido praxado, teria nas minhas recordações um mês e meio em "branco"digamos assim vá, por isso posso dizer que cantei, pulei, rebolei, dancei, aparvalhei, ri, fiz todo o tipo de jogos etc etc, o mais importante ainda, foram as pessoas que conheci. colegas de curso, colegas de cursos diferentes, Senhores Estudantes, Digníssimos e Veneráveis. 
Pessoas, acontecimentos e datas que ficam para sempre. Foi com bastante orgulho que dia 1 de Novembro de 2011 passei o dia descalço e à chuva, este ano será ainda com mais ORGULHO!

Nós durante a praxe, todo um terror estampado no rosto de cada um -_-
Para evitar ferir susceptibilidades não coloquei uma daquelas fotos bem mais "recheada"

3 comentários:

  1. Plenamente de acordo Tiago, eu sou como tu, gostei muito e este ano se pudesse não me importaria nada de estar no mesmo papel.

    ResponderEliminar
  2. Para toda a gente que acha que a praxe é a pior coisa do mundo e que somos humilhados e tratados como escravos, nós eramos 40 pessoas a ser praxadas, 40 pessoas que hoje, um ano depois se lembram com saudades dos dias de praxe. A mim a praxe ensinou-me respeito, humildade, coragem, responsabilidade, e a honrar uma Universidade, um Curso e uma família, cheios de tradição, tradição essa que espero que continue. Claro que existem momentos em que estamos fartos, em que não nos apetece gritar porque já estamos com dores de garganta, em que não nos apetece andar de um lado para o outro porque já estamos cansados, mas a praxe ensina-nos a ter força de vontade e a superar dificuldades. Por amor de Deus, ninguém me obrigou a beber até cair para o lado (até porque nunca bebi até cair para o lado, quanto mais em praxe), nunca ninguém me obrigou a comprometer a minha segurança ou a minha integridade física, nunca ninguém me obrigou a nada que pudesse fazer-me mal... Há uma coisa que as pessoas precisam urgentemente de perceber: A PRAXE NÃO TEM O OBJECTIVO DE FAZER MAL A NINGUÉM, muito pelo contrário, a praxe faz-nos crescer e ajuda-nos a fazer amigos dentro de 8uma situação nova. Se não fosse a praxe secalhar eramos 40 desconhecidos agora a passar todos os dias juntos! E com isto me despeço dizendo que tenho SAUDADES da praxe e que tenho muitos amigos entre as pessoas que me praxaram e que fazia tudo de novo!

    ResponderEliminar
  3. Sr.ª Estudante Ana Pereira30 de setembro de 2012 às 16:29

    Meu querido, não estava à espera deste tema de conversa por aqui! É com enorme felicidade que vejo que recordas as praxes com saudade e as caracterizas desta maneira! Agora que as minhas ligações à UÉ estão oficialmente cortadas, é bom ver que deixei um grande legado que sei que não me vai deixar ficar mal.
    A praxe é um assunto muito controverso portanto fica apenas a minha, já conhecida, opinião: Sim praxe, cumprindo e respeitando todos os limites! Praxei com muito orgulho e gostava de reforçar a responsabilidade que é fazê-lo. Contudo, como diria a Teresinha, voltava a fazer tudo de novo! (e vocês a sofrer de novo e ainda mais muahahahah!! :D)
    Voltando ao que interessa, sim este 1 de Novembro vai ser mais um grande passo com risos e choros à mistura! Aguardem a saudosista da vossa Sr.ª Estudante pois "I'll be back!"

    Um grande beijinho para ti e para todos aqueles que serão os meus eternos bebés! :D

    P.S.: Entreguem-se à tradição académica desde o primeiro dia na UÉ pois só assim faz sentido ser praxado, trajar, praxar e falar de qualquer assunto sobre ela relacionado! Ahhh... E divirtam-se, acima de tudo! Afinal, são os melhores anos das nossas vidas! :)

    BIOLOGIA É NA UÉVORA! :D

    ResponderEliminar