21 de agosto de 2011

Morcego-de-ferradura-grande (Rhinolophus ferrumequinum)

Há por aí tantos, mas dos que não voam ;-)

Estes dois foram fotografados hoje à tarde num dos moinhos do rio Ardila. Estavam aninhados um ao outro só quando se separaram é que me apercebi que eram dois e que tinham a pelagem de cor diferente como se pode ver nas imagens, não sei por serem de sexos diferentes ou talvez pela possibilidade de ser algum juvenil. A identificação não sei se está correcta, por isso algum reparo comuniquem. 


Os Morcegos pertencem ao grupo dos mamíferos:
  • Têm o corpo coberto de pelos;
  • Alimentam os bebés com o leite da mãe;
  • Mantêm a temperatura do corpo constante.
Mas são os únicos mamíferos que voam.


Em Portugal Continental existem 24 espécies destes mamíferos voadores, que variam muito no tamanho, aparência, comportamento e noutros aspectos da sua biologia.

Algumas espécies abrigam-se quase exclusivamente em grutas, minas e outros subterrâneos. Outras preferem pequenas cavidades nos troncos das árvores, como ninhos de pica-pau abandonados.
Há também espécies que se abrigam em casas e igrejas, em geral em salas pouco perturbadas, no forro, na cave ou em espaços apertados (entre telhas, por trás de pinturas, etc.).
Outras espécies passam o dia em estreitas fendas, em muros, pontes ou rochedos. Não ocupam em geral o mesmo abrigo ao longo de todo o ano, chegando por isso a fazer migrações com centenas de quilómetros.




Os morcegos são inofensivos e não causam prejuízo. São até muito úteis pois destroem grandes quantidades de insectos, combatendo pragas agrícolas e florestais e vectores de doenças.
Numa só noite, um morcego pode comer mais do que o seu próprio peso em insectos!



http://www.gesmo.org/Morcegos.htm

1 comentário: