23 de julho de 2011

O Fado I

fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e guitarra portuguesa.
O tema que surgiu há algum tempo, mas que não cheguei a publicar nada sobre o o assunto, faltou a inspiração.
 Talvez hoje seja o dia certo! o dia em que o expoente máximo do fado veio ao mundo. Amália a grande diva do fado, se fosse viva fisicamente comemoraria 91 Primaveras, Amália deixou-nos a 6 de Outubro de 1999.
Há 91 anos nascia em Lisboa a menina que se tornaria uma das mais aclamadas vozes do séc.XX. Amália Rodrigues nasceu a 23 de Julho de 1920. Amália nasceu na rua Martim Vaz, na freguesia da Pena, próximo da Mouraria, em Lisboa. Os pais eram da Beira Baixa, e  foi a quinta de nove filhos. A data que consta do registo é 23 de julho, mas Amália preferia dizer ter nascido a 1 desse mês. Talvez tenha sido mesmo assim. Muitos portugueses da sua geração celebram dois aniversários. Ou seja, o dia em que nasceram de fato, e o dia em que foram registados.


Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados. Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, Ary dos Santos, Manuel Alegre, Alexandre O'Neill.


Tudo Isto É Fado


Perguntaste-me outro dia
Se eu sabia o que era o fado
Disse-te que não sabia
Tu ficaste admirado
Sem saber o que dizia
Eu menti naquela hora
Disse-te que não sabia
Mas vou-te dizer agora
Almas vencidas
Noites perdidas
Sombras bizarras
Na Mouraria
Canta um rufia
Choram guitarras
Amor ciúme
Cinzas e lume
Dor e pecado
Tudo isto existe
Tudo isto é triste
Tudo isto é fado
Se queres ser o meu senhor
E teres-me sempre a teu lado
Não me fales só de amor
Fala-me também do fado
E o fado é o meu castigo
Só nasceu pra me perder
O fado é tudo o que digo
Mais o que eu não sei dizer

1 comentário: