17 de junho de 2011

Hoje é Dia Mundial de Combate à Seca e Desertificação

O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação é celebrado anualmente no dia 17 de Junho, desde 1995, o ano em que o dia foi proclamado pelas Nações Unidas. Neste dia pretende-se promover a sensibilização pública relativas à cooperação internacional no combate à a desertificação e os efeitos da seca.



Os dados oficiais apontam que 60 por cento da área de Portugal Continental é considerada árida e desertificada, segundo o Índice de Aridez 2000-2010. A evolução desde a última década impressiona: as áreas desertificadas nacionais duplicaram, de 32 para 60 por cento.
Em termos de distribuição geográfica, o sinal de alarme ecoa em todo o Sul Português, do Ribatejo ao Algarve, mas também na região de Trás-os-Montes. A aridez no Norte é uma preocupação acrescida para os especialistas, já que a região estava classificada como “húmida” nos indíces de aridez anteriores ao ano 2000. As temperaturas actuais não ajudam ao cenário, com o mês de Maio a ser considerado como o mais quente em Portugal Continental desde 1931.

"Quercus quer Estado firme no combate à desertificação"

O presidente da associação ambientalista Quercus, Nuno Sequeira, defendeu hoje que o Estado deve tomar medidas «concretas» e «bastante firmes» para com os proprietários de terrenos agrícolas no sentido de combater a desertificação e as secas. Nuno Sequeira considerou «bastante grave» a situação em Portugal, alegando que a saturação dos solos, nomeadamente nas regiões de Trás-os-Montes e do Alentejo, apresenta riscos «grandes» de erosão.


Excertos retirados daqui:
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=21896
http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=10877

Sem comentários:

Enviar um comentário