O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação é celebrado anualmente no dia 17 de Junho, desde 1995, o ano em que o dia foi proclamado pelas Nações Unidas. Neste dia pretende-se promover a sensibilização pública relativas à cooperação internacional no combate à a desertificação e os efeitos da seca.
Os dados oficiais apontam que 60 por cento da área de Portugal Continental é considerada árida e desertificada, segundo o Índice de Aridez 2000-2010. A evolução desde a última década impressiona: as áreas desertificadas nacionais duplicaram, de 32 para 60 por cento.
Em termos de distribuição geográfica, o sinal de alarme ecoa em todo o Sul Português, do Ribatejo ao Algarve, mas também na região de Trás-os-Montes. A aridez no Norte é uma preocupação acrescida para os especialistas, já que a região estava classificada como “húmida” nos indíces de aridez anteriores ao ano 2000. As temperaturas actuais não ajudam ao cenário, com o mês de Maio a ser considerado como o mais quente em Portugal Continental desde 1931.
Excertos retirados daqui:
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=21896
http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=10877
Sem comentários:
Enviar um comentário