5 de junho de 2011

Dia mundial do Ambiente 2011

Sob o tema, "Florestas: Natureza a seu Serviço", o Programa de Ambiente das Nações Unidas elegeu a Índia como país anfitrião do Dia Mundial do Ambiente de 2011.


O Dia Mundial do Meio Ambiente, criado a 5 de Junho pela Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), na resolução 2994 (XXVII) de 15 de Dezembro de 1972, foi o marco da abertura de uma  Conferência sobre Meio Ambiente, ocorrida naquele ano em Estocolmo, na Suécia.
O Dia Mundial do Ambiente surge como uma forma privilegiada através da qual as Nações Unidas estimulam a preocupação mundial para as questões ambientais e incentivam a atenção e acção política. Este ano, Ano Internacional das Florestas, o Programa de Ambiente das Nações Unidas (United Nations Environment Programme, UNEP), definiu para a celebração deste dia o tema “Florestas: Natureza ao seu Serviço”.
Como país anfitrião do Dia Mundial do Ambiente (World Environment Day WED) em 2011, a Índia será o foco das celebrações em todo o mundo, com grandes eventos planeados em Nova Deli e Bangalore.
O UNEP vai também apresentar as Florestas num relatório de Economia Verde em New Delhi, no dia 5. Face à contínua desflorestação (actualmente estimada em 5,2 milhões de hectares por todo o mundo, por ano), o relatório realça como o aumento do investimento público e privado na gestão das florestas e dos recursos florestais pode estimular o emprego, reduzir drasticamente a desflorestação e ajudar a combater as alterações climáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário