24 de maio de 2011

O nosso Brasão

Há dias alguém me abordou sobre como poderia conseguir uma imagem do brasão da minha terra, respondi que era simples, bastava pesquisar no google por "brasão Amareleja" e pronto era o suficiente. 
Até aqui tudo bem, nada de mais, depois de utilizar o brasão,  essa mesma pessoa, em jeito de brincadeira questionou me sobre o brasão estar ou não actualizado,  já não fazia sentido ter uma hélice, respondi,  também em tom de brincadeira, que se calhar deveria ser substituída por um seguidor solar, uns quantos risos e a conversa terminou.



Retirar? Não! 
Acrescentar? Talvez... Um sol? Humm demasiado  esotérico.  Um seguidor solar? Não seria mal pensado.
Isto sou eu apenas a divagar, nada mais, nem faço a mínima idéia se é possível alterar  este tipo de simbologia, e se é possível quem o faz e baseado em que critérios.
Se for o caso, opinem! 



5 comentários:

  1. José Francisco Finha25 de maio de 2011 às 02:25

    A simbologia dos Brasões segundo sei não pode ser alterada. A unica alteração possivel seria se a localidade passase a cidade, passando então o brasão a ostentar 5 Torres em vez de 4, as localidades que apenas são freguesias têm 3. A simbologia, tal como os titulos concedidos às localidades não podem ser alterados, daí o facto de por exemplo Moura apesar de ser cidade continuar a ter no Brasão a frase "Notavel Vila de Moura", o titulo foi atribuido enquanto Vila e por isso não podia de maneira nenhuma ser alterado para "Notavel Cidade de Moura". Os brasões tal como os conhecemos foram criados no inicio do século XX, antes eram de forma diferente tal como poderá observar na obra de Inácio Vilhena Barbosa datada do final do Séc. XIX e intitulada "As vilas e cidades da monarchia portugueza que teem brasão de armas".
    Aqui fica a descrição heraldica completa:
    - Brasão: escudo de ouro, torre de relógio de negro, lavrada e aberta de prata, entre um ramo de oliveira de verde, frutado de negro e um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde; em chefe, hélice de três pás, de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: «AMARELEJA».
    -Bandeira: esquartelada de verde e amarelo. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
    -Selo: nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Amareleja - Moura».

    Poderá consultar a heraldica completa de todas as localidade em: http://portugal.veraki.pt/freguesias/heraldicaf.php?idfreg=1410&op=OH

    ResponderEliminar
  2. Esclarecidíssimo, obrigado!
    Ah e não estou esquecido daquilo que me enviou, falta me tempo para completar com umas fotografias.

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite

    É isso mesmo Zé, ia comentar o post e escrever mais o menos o que já disseste. Eu participei na elaboração do brasão da freguesia de Amareleja,e posso acrescentar mais algumas informações, o processo teve inicio mais ou menos em 1998 e só ficou concluido se não me engano em 2001/2002, inicialmente a primeira proposta incluia duas espigas de trigo, mas recordo-me que a proposta foi recusada pela comissão de heráldica. Existem regras muito rigidas na elaboração dos brasões,nem todos os símbolos podem ser utilizados e quando propostos devem ser devidamente justificados. Para que o brasão possa ser usado oficialmente tem que ser aprovado pela Comissão de Heraldica e o processo é bastante caro e moroso.

    ResponderEliminar
  4. Ui...então será melhor ficar como está ;-)
    olha mas pensava que fosse um símbolo mais antigo.
    Obrigado Cidália

    ResponderEliminar
  5. Podiam-lhe meter uns buraquinhos como simbolos das nossas ruas e umas garrafas de vinho simbolo dos stands em feiras onde vamos sendo representado, etc etc etc.

    ResponderEliminar