10 de abril de 2011

Construção de ninho para Abutre- preto

A construção  de um ninho requer muito trabalho, especialmente no que diz respeito ao transporte do material de construção e à estrutura propriamente dita.
 As ferramentas,  as cordas e cabos de segurança  para subir ao cimo da árvore escolhida, estrutura do ninho, que consiste  num cesto metálico que fica apoiado numa  barra de ferro com cerca de 9 metros de altura que vai ficar segura ao tronco da árvore com uma corrente, ah e sem esquecer umas quantas garrafas de água! etc etc. Tudo isto transportado às costas, através do bastante denso matagal mediterrânico, em terrenos muito acidentados  num percurso com mais ou menos 500 metros sem qualquer tipo de vereda ou trilho. 
É duro é!! 



O ninho é construído com vegetação seca de vários tipos, (Esteva, azinho e sobro ), ramos mais grosso no fundo e mais finos na parte superior, finalmente  é forrado com uma camada de folhas de azinheira.




A alguns metros de distância do ninho, já se torna difícil de o localizar, fica totalmente integrado no ambiente envolvente.

,

2 comentários:

  1. Lindissima iniciativa!

    Um humilde conselho: coloquem o ninho mais longe da copa de outras árvores ou arbustos... Senão potenciais predadores (como ginetas, por exemplo) poderão subir até ao ninho usando essas mesmas árvores para lá chegar. Mesmo a 50 cms de distância de contacto com outras copas, não estará a salvo, pois as ginetas dão bons saltos.

    ResponderEliminar