28 de abril de 2011

Bichos-da-seda

O bicho-da-seda é a larva de uma espécie de mariposa (Bombyx mori) usada na produção de fios de seda. Este insecto é nativo do Norte da China mas encontra-se actualmente distribuído por todo o mundo em quintas de produção de seda, denominada sericicultura.
O bicho-da-seda quando nasce tem apenas cerca de 2,5 mm de comprimento. Durante 42 dias ele como sem parar, sofre quatro metamorfoses - ovos, lagartas, pupa e adulto - e tem seu peso original aumentado em 10.000 vezes. O bicho-da-seda é uma largata, a larva de uma borboleta, e come grandes quantidades de folhas até chegar a 5 cm de comprimento. Nesta época, procura um cantinho tranqüilo e começa a tecer seu casulo. O casulo branco-amarelado brilhante é feito de um único fio com muitos metros de comprimento. O bicho-de-seda fia a seda ao redor do seu corpo desenvolvendo movimentos geométricos em formato de oito, até que todo o seu líquido seja usado . Depois de 3 dias de fiação atingindo entre 700 e 1,200 mil metros de fio, o casulo está completo. A lagarta converte-se em pupa, e se for mantida viva, transforma-se em mariposa em aproximadamente 10 a 12 dias, e o ciclo de vida termina com o rompimento do casulo e quebra do longo fio de seda em muitos fios curtos.
Os seus ovos, durante a incubação, devem ficar numa temperatura entre 20 a 23ºC. Algumas borboletas fêmeas chegam a incubar dezenas de milhares de ovos em 15 dias.
Para se ter uma idéia, a partir de 30 gramas de ovos, saem aproximadamente 40.000 bichos, que devoram em oito semanas, 350 quilos de folhas.

Estes aqui são os meus, foram conseguidos via Facebook (Obrigado Teresa!),  comem que se fartam. Os últimos que tive talvez tivesse ainda os meus 13/ 14 anos, este ano decidi voltar atrás no tempo e entreter-me com uma caixa cheia de bichos-da-seda.
Quando vou apanhar folhas para os alimentar, quem passa e me vê pendurado nas árvores,  não acha  piada a isso ehehehehhe ;-)




Existem muitas lendas em torno da seda, uma delas é de que foi descoberta, por acaso, por uma rainha chinesa. Quando tomava chá embaixo de uma amoreira, nos arredores do seu palácio, um casulo caiu dentro de sua xícara de chá fervendo e soltou um fio. Assim, estava descoberta a seda. Na cultura chinesa, a imperatriz Hsi Ling Shi é venerada como deusa da seda. Ela teria inventado o tear utilizado na produção de seda. No Império Romano, o tecido era muito apreciado valendo seu peso em ouro.
A indústria da seda existe na china há mais de 5 mil anos e foi mantida em segredo durante muito tempo. Segundo a história, os ovos do bicho-da-seda foram levados para a Europa no inicio da era cristã, por dois monges. Através dos anos, os criadores (sericultores) selecionaram as melhores espécies de bichos-da-seda.
No Brasil, a seda foi introduzida no século XIX durante o reinado de dom Pedro I, no município de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Ali, foi instalada a primeira indústria de seda nacional, a Imperial Companhia Seropédica Fluminense.


17 comentários:

  1. todos os anos fazemos criação de bichos-da-seda na escola para as crianças verem.
    este ano, aconteceu-nos uma tragédia: de um dia para o outro as formigas atacaram a caixa onde eles estavam e não ficaram lá nem vestígios!

    por isso, deixo-te um aviso: cuidado com as formigas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria que me enviasse alguns desses bichinhos. Pelo menos com um macho e um femea. Pode ser até dentro de um envelope. Se nao puder ser de graça, calcule os valores para entrega normal para Santo Angelo-RS- Brasil ,Nelson Hossa, Rua Santo Angelo,104, Bairro Dytz, CEP: 98802-040.

      Eliminar
  2. Os meus comem formigas, de tão grandes q estão =)

    vou tomar cuidado...

    ResponderEliminar
  3. Olá Tiago. Gostei muito de visitar a tua paágina e principalmente gostei das fotos dos teus bichos da seda... riscados. Os meus são todos brancos... São de outra espécie? Será que me podias enviar uns ovitos dentro de um envelope desta espécie riscada? Adorava ter alguns desses...

    Se puderes, envia-me email para combinarmos: inoxxx@mail.pt

    Obrigado e boa criação!

    Bruno

    ResponderEliminar
  4. Humm....o que me está a parecer é q tens apenas fêmeas, pq os das riscas são os machos, e não de outra espécie como tu estás a pensar ;-)

    ResponderEliminar
  5. ola novamente...

    essa teoria das riscas nao pode ser verdadeira... ja tenho bichos da seda ha 3 ou 4 gerações e eles reproduzem-se às centenas e como nao sao hermafroditas... ha machos e femeas brancos.

    Tens a certeza da teoria das riscas?

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Pois então se calhar os teus são mesmo de outra espécie...
    Pq estes meus é como te disse,
    ás riscas- Machos
    brancos - Fêmeas
    Os meus não tarda começam a fazer o casulo, estão GIGANTES!

    ResponderEliminar
  8. Olá, queria saber se me poderias dar um ou dois bixinhos.. :D
    Cumps. Diogo

    ResponderEliminar
  9. boa noite gostava de arranjar alguns bichinhos ou comprar 912964651

    ResponderEliminar
  10. Gostaria que me enviasse alguns desses bichinhos. Pelo menos com um macho e um femea. Pode ser até dentro de um envelope. Se nao puder ser de graça, calcule os valores para entrega normal para Santo Angelo-RS ,Nelson Hossa, Tua Santo Angelo,104, Bairro Dytz, CEP: 98802-040.

    ResponderEliminar