30 de março de 2011

De que estão à espera senhores e senhoras Aegypius monachus?

Vá toca a sobrevoar as ZPE's de Mourão, Moura, Barrancos e também a do Vale do Guadiana, e atenção, olhos bem abertos, pois já estão disponíveis, no cimo de alguma azinheira ou sobreiro os  ninhos artificiais prontos a ser ocupados.
Ocupações limitadas ao stock existente =)
Procurem estas estruturas no cimo das árvores!


"No passado dia 23 de Fevereiro foi instalado o primeiro de um conjunto de ninhos artificiais para abutre-preto (Aegypius monachus) a construir numa propriedade privada da região de Barrancos com a qual foi recentemente estabelecido um Protocolo de Colaboração no âmbito do LIFE Habitat Lince Abutre.
A primeira fase desta medida consistiu na identificação de áreas que reuniam as características adequadas à nidificação desta espécie, quer em termos do habitat envolvente e condições de tranquilidade, quer de compatibilidade com as actividades humanas existentes na propriedade. Já durante as primeiras semanas de 2011, a equipa do Projecto procedeu à selecção no terreno de árvores(nomeadamente azinheiras Quercus rotundifolia e sobreiros Q. suber) adequadas para o efeito, ou seja com capacidade para suportar os cerca de 200Kg que podem atingir os ninhos destinados àquela que é considerada a maior ave de rapina da Europa, com até 3 metros de envergadura.
Com as árvores previamente seleccionadas, a equipa do CEAI afecta ao projecto deu início à montagem dos ninhos. Cada plataforma do ninho é constituída por 3 colunas ajustáveis, feitas em ferro, que formam o suporte do ninho e sobre a qual assenta um cesto também metálico que irá moldar o ninho propriamente dito. O primeiro passo da instalação desta estrutura consiste em encaixar as peças metálicas e fixar a base da coluna ao solo recorrendo a estacas metálicas. A coluna fica numa posição vertical, encostada ao tronco da árvore e ao qual é igualmente fixa. A altura do cesto do ninho é regulada de forma a ficar ao nível do topo da copa da árvore e sobre esse cesto é colocado material lenhoso (na base) e arbustivo recolhido no local.
Durante o início do mês de Março, a instalação deste conjunto de ninhos artificiais estará concluída, ficando disponíveis para serem ocupados por abutres-pretos que percorrem os céus daquela região. Com estes e outros ninhos artificiais que se irão instalar no decorrer do LIFE Habitat Lince Abutre, espera-se criar condições para a fixação desta importante ave necrófaga, um elemento essencial do ecossistema mediterrânico, em propriedades e zonas de caça com as quais estão a ser estabelecidos protocolos de colaboração."

Texto e imagem usurpados daqui... http://habitatlinceabutre.lpn.pt/default.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário