8 de março de 2011

Danças

"De mãos dadas com as musicas e canções andam as estudantinas ou danças, que artistas populares arranjam pelo Carnaval, para, em folguedos e bailados, trazerem para  a rua a critica e censura das melhores peripécias sucedidas na aldeia no decorrer do ano, ou ainda representarem como que pequenos dramas musicados com o refrão dançado e gesticulado pelos artistas que nas mãos empunham castanholas e pandeiretas enfeitadas com grandes fitas multicolores que vão voltejando aos requebros da musica.
Formados grupos de rapagões em que alguns se destrajam de mulheres, aí vão ao som do harmónio, marchando cadencialmente, martelendo o compasso com pandeiretas e "trincalos".
A policromia berrante dos trajes que por vezes encerra o quadro espontâneo, expoe com a sua hilaridade e em dança prolongada de pouca variação, o conteudo do reportório. Rodopiando em torno do tocador, fazem trejeitos e esgares para a multidão de curiosos, obedecendo sempre a um chefe que marca o "ponto". Não se faz ideia do que traz à aldeia, em segunda-feira de carnaval, de colorido, de algazarra, de confusão, de euforia, esta exibição de danças em que a do Luis Perico se coloca quase sempre em primeiro lugar.
De toda a parte surgem danças de hilariante aspecto e tipica apresentação. As mulheres esquecem as ocupações domesticas e vem para a rua juntar-se ao alarido e à desorientação. Por todo o lado correm crianças electrizadas pela sua sofreguidão de não deixarem dança por ver. Ninguem as segura. Não há ordens de pai ou de mãe que possam ser observadas com prejuizo do espectaculo das danças.
Os curiosos juntam-se, comprimem-se, apinham-se, empurram-se, ofendem-se, mas tudo passa e é desculpado, pois todos querem ver a dança que pelos ares espalha a mesma alegria para todos.
A quebrar o tom artistico das danças, aparecem os entremezes, nome que toma qualquer que se vista de carnaval, que procure ter graça pela sua apresentação cómica. O entremez segue pelas ruas, vaidoso da piada que lhe possam encontrar, mas não toma parte nas danças. É só para se ver passar."

Padre João Rodrigues Lobato, in Amareleja Rumo à sua História. 1961








 Passem no "Amarelejando" para ver os vídeos.

1 comentário: