23 de fevereiro de 2011

Como poupar água em casa

A questão da poupança de água não é prioritariamente a  financeira.  Este bem essencial que corre nas nossas torneiras, aqui para estes lados digamos que, vá,  ainda não tem um preço muito elevado,em outros locais no mundo como por exemplo a Venezuela a água é mais cara que a gasolina. O importante é que nós seres humanos, tomem-mos consciência que o precioso liquido indispensável à vida na terra vai acabar por se tornar cada vez mais escasso, no que diz respeito à sua quantidade e potabilidade , visto isto é nosso dever usa-lo e preserva-lo da melhor maneira possível. 
Há que consciencializar pequenos e graúdos sobre este problema e fixem bem, é possível poupar água em todas as tarefas do quotidiano sem que o conforto do utilizador seja sacrificado!

Fiquem a saber que, 97% da água do Planeta é água do mar, 2% está contida nos glaciares e icebergues. A restante (1%) está no interior da Terra, muitas vezes a grandes profundidades, impedindo a sua exploração. Assim, apenas 3% da água existente na Terra é doce.

A casa-de-banho é responsável por uma parte considerável da água que consumimos em casa, nomeadamente através das descargas do autoclismo. Com efeito, o consumo dos autoclismos representa 40% do total do consumo doméstico. Resulta daqui que o consumo médio anual associado à utilização do autoclismo se estima em 45 mil litros por fogo, ou seja, 230 mil milhões de litros no País.
Mas o consumo de água pelo autoclismo pode ser controlado através de pequenos gestos do dia-a-dia que fazem toda a diferença:
- ajuste o autoclismo para o volume de descarga mínimo (quando aplicável);
- use a descarga de menor volume, ou interrompa-a, para usos que não necessitem da descarga total;
- coloque o lixo num balde apropriado a esse fim, evitando deitar lixo na bacia de retrete e a descarga associada;
- reduza o volume de armazenamento (colocando garrafas, pequenas barragens plásticas, etc.), evitando no entanto usar objectos que se deteriorem ou que impeçam o bom funcionamento dos mecanismos;
- não efectue descargas desnecessárias do autoclismo;
- reutilize a água de outros usos para lavagem da bacia de retrete (em situações de escassez);
Por outro lado, o consumo de água na casa-de-banho depende muito de como fazemos a nossa higiene pessoal. A maioria dos fogos portugueses possui pelo menos um chuveiro e uma banheira. Os banhos e duches são usos bastantes significativos na habitação, representando cerca de 39% do consumo médio diário

Há muito que pode fazer para controlar a água usada na banheira/chuveiro
- utilize preferencialmente o duche em alternativa ao banho de imersão;
- tome de duches curtos, com um período de água corrente não superior a 5 minutos;
- feche da água do duche durante o período de ensaboamento;
- em caso de opção pelo banho de imersão, utilize apenas 1/3 do nível máximo da banheira;
- recolha a água fria corrente até chegar a água quente à torneira, para posterior rega de plantas ou lavagens na habitação (em situação de escassez);
Quanta água gasta diariamente? 


- Duche de 5 minutos: 60 litros 


- Banho de imersão: 180 litros 

- Lavar os dentes com água a correr: 10 a 30 litros 

- Descarga de autoclismo: 6 a 10 litros 

- Máquina de lavar louça: 25 a 60 litros 

- Máquina de lavar roupa: 60 a 90 litros 


E agora cada vez que descarregarem o autoclismo lembrem-se que......uma descarga de autoclismo num país ocidental utiliza o mesmo volume de água que um habitante do mundo em desenvolvimento consome, em média, num dia inteiro para a sua higiene, para beber, para limpeza e para cozinhar.


Fonte de inspiração

Sem comentários:

Enviar um comentário