27 de janeiro de 2011

Dicas para poupar energia

 Hoje participei numa acção de sensibilização denominada, "Vamos poupar energia?"
por isso aproveito e  aqui ficam algumas dicas para  que a nossa casa se torne mais eficiente no que diz respeito a consumos de energia.


Aqui ficam algumas sugestões...


Passem neste simulador(http://www.casamais.adene.pt/)  e façam o teste com as características das vossas casas.


No Verão, troque o ar condicionado por uma ventoinha de tecto, de janela ou de pé e poupe cerca de 10% na factura da electricidade


Um recuperador de calor é três vezes mais eficiente do que uma lareira aberta.


Crie o hábito de desligar a luz sempre que sai de uma divisão para a qual não vai voltar tão cedo


Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo e/ou lâmpadas fluorescentes – estas últimas duram aproximadamente 2 anos e consomem cerca de 35% menos energia.


Desligue todos os botões de standby dos eletrodomésticos – mesmo não estando a ser utilizados, se a luz de standby estiver acesa continuam a consumir energia e a aumentar a fatura da electricidade.


Na aquisição de qualquer eletrodoméstico, escolha sempre os modelos com a maior eficiência energética – o investimento inicial pode ser maior, mas as poupanças futuras serão de longo prazo.


Depois de carregar o telemóvel, MP3 ou máquina fotográfica, não deixe os carregadores nas tomadas, isto porque continuarão a gastar energia.


Certifique-se que todas as janelas e portas de casa estão bem isoladas – cerca de 30% do calor/frio entra em casa pelas janelas, ou seja, também pode sair, o que significa que gastará mais energia a aquecer ou a refrescar a casa.


No Verão, mantenha as cortinas e estores corridos para não deixar entrar o calor e no Inverno faça o contrário, para que o sol aqueça a casa.


O frigorífico é um dos eletrodomésticos que mais energia gasta numa casa, por isso, evite abrir e fechar a sua porta muitas vezes seguidas, optando antes por retirar ou guardar tudo o que precisa de uma só vez.


Evite a acumulação de gelo no congelador ou arcas frigoríficas, para manter uma eficiência energética eficiente.


Quando estiver a assar ou a cozer algo no forno, evite abrir a porta do mesmo muitas vezes, caso contrário perde cerca de 25% de calor, para além de gastar mais energia para voltar a aquecer o forno.


Cozinhe sempre com os testos a cobrir as panelas para poupar 75% em termos energéticos. Para além disso, as panelas de pressão gastam menos energia do que as panelas tradicionais.


Não coloque alimentos ainda quentes ou mornos no frigorífico – caso contrário o frigorífico terá de consumir mais energia para os arrefecer eficazmente.


A instalação de um painel solar doméstico é óptimo para aproveitar a energia solar, aquecendo a casa e a água.http://www.casamais.adene.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário