29 de dezembro de 2010

Medronho (Arbutus unedo)

Não fazia ideia que existissem medronheiros na nossa região e muito menos aqui tão perto, sempre pensei que fosse uma planta autóctone da região Algarvia. Agora sei, que em Portugal, pode ser encontrado por todo o país, mas a maior concentração ocorre nas serras do Caldeirão e Monchique.

O medronheiro é um arbusto ou pequena árvore de folha persistente (existem folhas na sua copa durante todo o ano). Esta árvore pode atingir os 8 a 10 m de altura, mas normalmente não passa dos 5 metros. O medronheiro possui ramos erectos e copa arredondada, dotada de um tronco coberto por uma casca castanha ou vermelha, fissurada que se desprende nas árvores já mais antigas.
As suas folhas são muito parecidas com as do loureiro e medem entre 4 a 11 cm de comprimento. As folhas, elípticas, apresentam uma cor cinzento - esverdeadas, não dentadas, de margens serradas, são brilhantes e enceradas.
As flores são brancas com toques cor de rosa, são flores pequenas que surgem no Outono em cachos pendentes de até 20 flores, entre os frutos do ano anterior
.O Medronheiro desenvolve - se nos bosques, no mato e nas regiões rochosas, principalmente em solos ácidos, da Península Ibérica à Turquia.
Os frutos, bagas vermelhas comestíveis são utilizadas para fazer licores, aguardentes e conservas.

Estes encontrei-os lá para os lados de Barrancos, durante um trabalho do CEAI que acompanhei.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arbutus_unedo

3 comentários:

  1. Na estrada Moura- Portel logo a seguir ao cruzamento da amieira existem bastantes. Até no castelo de Moura existiram muitos.

    ResponderEliminar
  2. Boas...
    Se calhar nunca reparei ou não passei lá nesta época pois agora com os frutos ficam bem visíveis.

    ResponderEliminar
  3. Na Serra da Adiça tambem há, ou tambem havia.

    ResponderEliminar