24 de novembro de 2010

Falcão- peregrino (Falco peregrinus) resgatado

É provavelmente o animal mais rápido do planeta terra, chegando a atingir os 300 km por hora.
Em Portugal é uma espécie de passagem (Outono/ Inverno), sendo muito rara.
Este ontem não estava virado para as grandes velocidades, apanhei-o encharcado na berma da estrada N386. Atravessou a estrada e por pouco não foi atropelado, por uma "alma" bastante inteligente, que mesmo EU estando na berma, ao lado da minha viatura imobilizada com a devida sinalização de perigo, fez questão de não reduziu a velocidade.


Foi encaminhado para o Centro de recuperação de aves, em Évora.
Aqui limpo-se uma das suas aninhas, onde se conseguia ler "Helsinki Zoo Finland", de onde possivelmente será a sua proveniência.



Depois de um exame médico a todo o seu corpo, conclui-se que aparentemente o seu caso não será grave, nada de feridas nem membros partidos, provavelmente foi vencido pela desidratação fome e cansaço.


Fome, muita fome foi o que deu para perceber.


Pronto aqui já está instalado, com comida , água e roupa lavada!


Obrigado a todos os que colaboraram... =)

4 comentários:

  1. Faço idéia da felicidade que sentiste pela intervenção directa na recuperação do Falcão Peregrino. Também te agradeço.
    Pena que alguns, de arma em punho, façam deles um alvo. Mentes tacanhas...

    Caro Tiago, é verdade, aquele sapito foi fotografado a dois passos da tua terra, onde também estive. Lembrei-me e falei de ti à malta. Se tivesse o teu numero tinha ligado. Foi a primeira vez que estive aí. Adorei e voltarei breve.
    Parabéns pelo teu trabalho.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. O Tiago é daqueles (poucos) que ainda se interessam e protegem o meio em que vivem.
    É uma pessoa culta e inteligente, que ao proteger as especies está-se a proteger a si e a nós todos.
    Foi ele que me deu conhecimento desta sua façanha, não resisti e disse-lhe que: Numa aldeia do alentejo, cerca de 70Km da Amareleja, alguém terá encontrado um Grifo na rua. Como estava cansado, foi apanhado com certa facilidade, foi-lhe cortado o bico e a sua captora aguardava a chegada do seu esposo, para que este pusesse fim a vida do pobre animal, por a mesma julgar ter na sua posse uma abetarda.
    Não foi o acto levado ás últimas consequências, por o seu esposo se ter atrasado e á pronta comparência no local duma patrulha do SEPNA da GNR.

    ResponderEliminar
  3. Sem bico já não vai muito longe, coitado!

    ResponderEliminar