12 de novembro de 2010

Chamava-se Sara

Julia Jarmond, uma jornalista americana casada com um arquitecto francês, investiga uma página negra da história francesa recente: a rusga através da qual a Polícia Francesa, na madrugada do dia 16 de Julho de 1942, levou mais de 8 000 judeus franceses para o recinto desportivo do Vélodrome d’Hiver, para que aí ficassem até serem deportados para os campos de concentração.

Descobrindo, horrorizada, o calvário de todas aquelas pessoas que, durante dias, sem água nem alimentos, ficaram a aguardar a deportação, Julia interessa-se, em particular, pelo destino de Sara, uma menina entre as mais de 4 000 crianças que ali estiveram. Sara, acreditando que estava a proteger Michael, o seu irmão mais novo, fechara-o à chave num armário, prometendo-lhe que iria buscá-lo depois.

E depois não conseguiu.

Em Paris, em 2002, Julia, enquanto percorre o passado de Sara, a rusga, a deportação, acaba por ter de reavaliar o seu próprio lugar naquele país, naquele casamento e naquela vida.

2 comentários:

  1. Olá Tiago
    Para poderes ter fotos maiores no teu blog, não as podes colocar directamente a partir do computador. Tens de as alojar noutro local, no Picasa por exemplo, e depois metes o link respectivo. Além disso deves ter de editar o modelo do blog e aumentar o tamanho das imagens.

    ResponderEliminar