11 de setembro de 2010

11 de Setembro de 2001

Faz hoje 9 anos que o maior ataque terrorista aconteceu, mais ou menos a esta hora o mundo via em directo uma das torres gémeas em chamas sem ainda se saber ao certo o que se passava, minutos depois a confirmação como se pode ver na imagem, terrorismo em massa como nunca antes se vira.

Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, chamados também de atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Naquela manhã, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatroaviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalham nos edifícios. Ambos os edifícios desmoronaram em duas horas, destruindo prédios vizinhos e causando outros danos. Os sequestradores de um terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington, D.C. Não houve sobreviventes em qualquer um dos vôos.

O número total de mortos nos ataques foi 2 996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas eram civis, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário - uma pessoa foi descartada por um médico legista pois teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.


4 comentários:

  1. Há uma tese de que seriam os próprios americanos a fazerem os atentados!! Será que o cinismo americano chega a tant ?!...Talvez isso nunca chegaremos a saber! Sei sim que terrorismo não se deve combater com terrorismo !... [...]

    ResponderEliminar
  2. Isso seria o cúmulo do terrorismo, opa mas também nunca se sabe...

    ResponderEliminar
  3. Ó rapazinho eu até casei nesse dia, só que no ano de 1999, é uma data que por ambos os motivos já mais esquecerei.
    Ass: JF.

    ResponderEliminar
  4. Eu sei ó rapazito!
    Mas quase que não casas, segundo as profecias da altura o mundo ia acabar nesse mesmo ano, o do três noves, precisamente a 09/09/1999!
    Vá lá, ainda cá estamos!

    ResponderEliminar