30 de agosto de 2010

Noitibó-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis)

É uma ave com hábitos noctívagos, que durante o dia permanece imóvel no solo, tornando-se quase invisível graças à sua plumagem. Habita charnecas de solos arenosos, com pequenos grupos de árvores e vegetação arbustiva. Alimenta-se à base de insectos, nidifica no solo e põe normalmente 2 ovos brancos com pintas cremes.
E este estava com vontade de tirar a carta de condução.

6 comentários:

  1. A mancha branca sub-ciliar sugere mais um Caprimulgus europaeus... Mas estes bichos são dificeis de identificar.

    ResponderEliminar
  2. Na altura do identificar foi difícil foi, mas como aqui o que ocorre com maior frequência é o caprimulgus ruficollis, comparei várias fotos também. Obrigado por passar e comentar devia era assinar!

    ResponderEliminar
  3. O natibó pousou, e o latibó tirou a foto.
    EHEHEH!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Tiago,

    O anónimo do outro dia era aqui o Pedro Lourenço, da EBG!

    Quanto aos noitibó, atenção que nesta altura estão a migrar pelo que pode aparecer qualquer dos dois aqui na zona. Mas não percebo muito desses bichos, não mando mais palpites sobre qual a espécie na foto..

    ResponderEliminar
  5. Olá Pedro!
    Eu tbm pouco percebo, esta identificação foi do tipo: duas fotos ao lado uma da outra e procurar semelhanças....pq as certezas ficaram de fora =)
    Obrigado pela visita!

    ResponderEliminar
  6. Feliciano Constantino6 de maio de 2015 às 15:05

    Na minha terra, e quando da minha infância, chamavamos a essa ave Latibó, é uma ave nouturna, e dizia-se que não tem dedos , tem apenas uns coutos, e contava-se uma lenda, que tinha sido uma vingança de Nossa Senhora, porque essa ave tem um som no seu cantar, que é cavai, cavai, cavai. E Nossa ia em cima do seu burrinho e que o latibó ia a anunciar aos malfeitores que aquriam matar a mãe de Jesus, e por isso a Nossa Senhora desejou-lhe que não podesse andar, e daí lhe tirou os dedos.
    E também diz a lenda que as andorinhas são as galinhas de Nossa Senhora, que iam atraz do burro onde Senhora ia montada a apagar os rastos do burro, para que os malfeitores não a podessem seguir.

    ResponderEliminar