26 de agosto de 2010

Moonwatching na Granja

Pois muito bem, esta actividade inserida no programa Ciencia Viva Biologia no Verão, foi organizada pelo CEAI, decorreu de 20 a 26 de Agosto, das 22hoo às 24h00, no largo da Igreja na Granja.
O Moonwatching consiste em observar a circunferência da lua através de um telescópio, e tentar contabilizar as aves que atravessam essa área. Muitas aves aproveitam as temperaturas mais amenas da noite para realizarem as suas migrações, assim podemos saber as aves que preferem migrar à noite, quais as espécies e as rotas que seguem.
A figura em baixo representa a lua- imagina-mos que é um relógio,
para se saber por onde entra e saí a ave, há que registar também o tempo que demorou a atravessar a lua, o tamanho, a velocidade e se a silhueta nos faz lembrar alguma ave.
Na mudança de turnos aproveita-se para matar a sede e descansar a vista.


A rapaziada da Granja =)


Toda a gente veio a largo da Igreja ver o que se passava, aproveitavam e espreitavam pelo telescópio, nem que fosse para ver a lua mais perto. Houve também alturas que se apontava um dos telescópios para Júpiter, as crianças adoravam, e eu também, pois nunca tinha visto àquela distancia tal corpo celeste e juntinho a ele estavam 4 dos seus satélites.


Até faziam fila para ver a lua, como eles diziam, um ou outro lá conseguiu ver uma ave

2 comentários:

  1. Espectáculo!
    Bela reportagem!
    Obrigada pela colaboração!
    Natacha Reis

    ResponderEliminar
  2. Eu tb vi... mas foi só mesmo a lua! eheh
    Mara

    ResponderEliminar