3 de maio de 2010

Praça de Toiros

Esclarecimento

Foi esta Sexta-feira pelas 21h:30m que decorreu na Junta de Freguesia de Amareleja a Assembleia da mesma. Entre muito assuntos de que la se falou, como obras, leis, actas, contas, isenções, etc etc, ás tantas lá se falou do assunto que me levou até lá.
O que é que se passa com a Praça de Toiros?
Foi a pergunta que alguém fez, e o que eu percebi e ficou esclarecido foi o seguinte, não existe nada de oficial tratado (contracto assinado), mas está tudo "apalavrado", digamos assim, com uma empresa competente para as lides do imóvel, a qual ninguém revelou o nome. Não houve qualquer tipo de concurso porque a Junta de Freguesia assim o pode deliberar escolhendo deste modo a entidade ou empresa que melhor lhe parece ter condições para gerir a Praça. O que existe já é um protótipo do que virá a ser o contracto oficial, em que algumas das clausulas mais vinculativas são as seguintes:
-O contracto terá a duração de 1 ano;
-Devem ser realizadas no mínimo 3 corridas durante o ano;
-Uma das corridas tem que ser realizada obrigatoriamente no dia 14 de Agosto, nesta devem ser lidados 6 toiros de uma ganadaria de renome, 2 dos cavaleiros deverão ser bem conhecidos do público, 2 dos toiros corridos deverão se pegados pelo Grupo de Forcados Amadores de Amareleja, tudo isto abrilhantado, com garantia de qualidade, pela SFUMA;
-O contracto celebrado terá o valor de 11.000€, que irão ser empregues na sua totalidade para requalificação e melhoramento da Praça.

Se alguém tem algo a acrescentar pode faze-lo, desde que se identifique devidamente. Agradeço.

13 comentários:

  1. Óh Tiago, enquanto não anuncias que desistiram de construir a praça de toiros..., como não sou radical, vou só fazer uma forcinha para que isso aconteça. Pela temática do teu blog vejo que também és um defensor da natureza.
    Parabéns pelas notícias,artigos e fotos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que vejo houve tantas conversas, e agora pareceme que se está a optar pelo mais certo! Só com uma empresa qe garanta esas condições é que se pode dignificar a praça da Amareleja! Porque quem é aficionado quer boas corridas para esta nossa terra e não perder-se em questões políticas, por se ser do partido A, B ou C!! Quanto ao comentáro anterior, nem dá para perceber..., como é possível a nova junta ter desistido de construir a praça se no pouco tempo que lá tá nem hove aind questões relacionadas com esta.

    Chega de mandar os outros a baixo só porque apetece. Vamos levar esta terra para a frente!!!

    ResponderEliminar
  3. O esclarecimento que foi dado, não o seu, mas o outro, foi igual a um {}...........

    ResponderEliminar
  4. O que se passou na Assembleia de Freguesia foi um grande enrolo, e ao que me parece ninguem ficou esclarecido.
    A primeira gandaria de renome anunciada é a mesma que o ano passado não prestou para nada na polémica corrida de Setembro que originou um processo em tribunal contra a Junta.

    http://www.toureio.com/exp/index.php?option=com_content&view=article&id=891:peredas-na-amareleja&catid=67:noticias&Itemid=87

    ResponderEliminar
  5. Ouvi dizer que o GDA tinha feito uma proposta para ficar com a praça de toiros,será possivel ter acesso a essa mesma proposta para confrontála com a da empresa Gestoiro a quem a Junta adjudicou a praça?
    Afinal em que ficamos. a Junta diz que ainda não assinou contrato, a Gestoiro dá o contrato como feito anunciando já toiros para 12 de Junho...
    Organizem-se...lol

    ResponderEliminar
  6. é bom confrontálas, agora que o GDA, tenha melhores condições que uma empresa do ramo da tauromaquia que tém suceso em todo o país duvido!! lol E esse touros nao prestavam? n´~ao seriam os forcados que não prestavam? lol Pois foi só o que se viu! E acho bem que se fale dessa coriida, feita em altura de eleições para comepensar a vergonha de não se fazer uma corrida na nossa grande festa, uma vergonha sem igual para a Amareleja!

    ResponderEliminar
  7. Caso não saiba,durante muitos anos as corridas de toiros em Amareleja foram organizadas por Comissões de Festas e Associações locais,pelos vistos agora já não têm direito a usufruir dos espaços públicos que foram executados com dinheiros provenientes dessas mesmas Comissões e Associações.

    ResponderEliminar
  8. Tão mas as pessoas agora vivem para as associações ou para aquilo que é melhor para a terra?!! É incrivél como nunca ninguém esta contente!!

    ResponderEliminar
  9. As novas assembleias não dão hipoteses!? Quem diz o que quer ouve o que não quer! E muita gente que gosta de falar tinha que ter ter é coragem para pór lá os pés! Em relacão á esta corrida não posso dizer nada pois ainda não ouvi nada a não ser a especulação que se faz aqui.
    Mas que os tempos já não são os mesmos das grandes corridas orgazinadas pelos festeiros é uma verdade..., é esperar e ver antes de crucificar.

    ResponderEliminar
  10. eu quando quero ver corridas a sério vou a badajoz,sevilha ou a madrid.as praças de touros em aldeias como a de amareleja é só para se gastar dinheiro com os senhores ganaderos que mandam para estas praças o refugo e para cavaleiros de segunda.empreguem o dinheiro noutras coisas mais necessárias à população.

    ResponderEliminar
  11. Ola, nao sou grande aficionado pelo tema, tambem nao sou de Amareleja, por isso desculpem o meu comentario mas... sera que essa bela vila nao tem outras carencias e preocupaçoes para investir dinheiros publicos se nao nas touradas?
    PB

    ResponderEliminar
  12. http://www.toureio.com/exp/index.php?option=com_content&view=article&id=1123:amareleja--o--toiro--toiro--ditou-as-leis-na-corrida-da-mulher&catid=56:cronicas&Itemid=88

    Tanto neste blogue se falou da corrida e nem uma publicidade se fez a esta! Também esta´bem-feito!
    Para que se veja o que se passa na AMARELEJA, é que o problema não é não haver nada para fazer, é não hever vontade!! Faz-se um fim-de-semana da juventude ou jogo de bola, não aparece ninguém, faz-se uma boa corrida igual. A criticar é que estas gentes são boas!
    Muito bom curro omtem, dos que não se tem visto este ano em lado nenum! Quantos aos forcados uma VERGONHA! Chega de envergonhoram a nossa terra!

    ResponderEliminar
  13. Boas....aqui não se falou da corrida, mas sim da praça e do seu aluguer!
    Não publicitei a corrida pq não calhou, não sou grande aficionado e não gosto de alimentar Polémicas!
    Obrigado pela visita sr anónimo de dia 13 de Junho

    ResponderEliminar